O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA (1952)

The greatest show on Earth

imagem

SINOPSE

No maior circo norte-americano em excursão pelo País, os executivos por trás do espetáculo não querem realizar uma longa temporada, já que isso fatalmente geraria prejuízos.

Preocupado com seus artistas, que dependem daquele trabalho para viver, o administrador, Marc Braden, convence os proprietários a esticarem a temporada, ao contratar um verdadeiro ‘ás do trapézio’, o charmoso e mulherengo Grande Sebastián.

Infelizmente, para Braden, isso significa tirar a apresentação de sua namorada, Holly, da arena central, algo que a magoa terrivelmente, especialmente por lhe provar que ele só se preocupa com o show.

Decidida a recuperar a atenção do público, Holly passa a se arriscar cada vez mais em suas performances e Sebastián, ao mesmo tempo em que tenta conquistá-la, entra na competição e também realiza malabarismos de tirar o fôlego.  Holly tenta aproveitar a situação para fazer ciúmes em Braden.

Paralelamente, o palhaço Buttons, embora tenha a estranha mania de andar constantemente maquiado, mesmo quando o circo não está se apresentando em lugar algum, está sempre com uma palavra de consolo para oferecer.

Por outro lado, o estúpido treinador de animais, Klaus, tenta conquistar Angel de Braden, embora este não tenha nada com ela, pelo menos por enquanto.

imagem

COMENTÁRIOS

“O Maior Espetáculo da Terra” é um excelente entretenimento, um verdadeiro show circense.  Realizado pelo fabuloso produtor e cineasta Cecil B. DeMille, o filme apresenta os dramas e as aventuras de um grupo de artistas de um grande circo.

Partindo de um roteiro muito bem construído e realizando um ótimo trabalho de direção, DeMille consegue manter o espectador interessado até a cena final.  Adicionalmente, o filme apresenta um figurino deslumbrante, um ótimo trabalho de edição e a maravilhosa fotografia de George Barnes.

No elenco, os maiores destaques ficam por conta das atuações de Cornel Wilde e Charlton Heston.  Num papel secundário, James Stewart também está ótimo.

“O Maior Espetáculo da Terra” apresenta ótimos momentos como, por exemplo, as seqüências bastante realistas de um acidente envolvendo o trem em que viaja a caravana, bem como, as cenas de suspense criadas pelo ‘duelo’ entre Holly e Sebastián.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *